O Que Faz no Preparatório Militar?

O que faz no preparatório militar

O preparatório militar é um curso voltado para jovens que desejam ingressar em carreiras militares. Esses cursos têm como objetivo preparar os candidatos para os processos seletivos das escolas militares, que são conhecidos por sua alta exigência física e intelectual. 

Durante o curso preparatório, os alunos passam por uma série de atividades que visam aprimorar suas habilidades e conhecimentos nas áreas de interesse das Forças Armadas. Veja como funciona!

Para que servem os concursos militares?

O preparatório militar é um curso que visa preparar os candidatos para ingressar nas escolas militares, como o Colégio Naval, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), a Academia da Força Aérea (AFA) e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), por exemplo.

Durante o curso, os candidatos recebem uma preparação intensiva para os exames de seleção dessas instituições, que costumam ser muito exigentes. O conteúdo do curso pode incluir disciplinas básicas de ensino médio, como matemática, física, química, português, história e geografia.

O que faz no preparatório militar

No entanto, pode ir além disso. É comum caírem algumas matérias específicas relacionadas à carreira militar. Entre elas, estão algumas como legislação militar, noções de ética e cidadania, hierarquia e disciplina.

Além das aulas teóricas, os candidatos também recebem treinamento físico e orientação psicológica para lidar com as exigências da vida militar. Os preparatórios também costumam oferecer simulados e provas para avaliar o desempenho dos candidatos e identificar pontos que precisam ser reforçados na preparação.

Como funciona um preparatório militar?

O funcionamento de um preparatório militar pode variar de acordo com a instituição que oferece o curso e com a modalidade de ensino escolhida (presencial, à distância ou híbrido). Porém, de forma geral, os preparatórios militares possuem algumas características em comum.

Em primeiro lugar, o preparatório militar tem como objetivo preparar os candidatos para os exames de seleção das escolas militares, como já falamos. Por isso oferecem matérias específicas relacionadas à carreira militar, treinamento físico e orientação psicológica. A ideia é sempre respeitar o edital do concurso em questão.

As aulas do preparatório militar costumam ser ministradas por professores com experiência na preparação de candidatos para as escolas militares. Por isso, eles utilizam métodos de ensino diferenciados para estimular o aprendizado e a compreensão dos conteúdos. 

Além das aulas teóricas, os preparatórios também podem oferecer aulas práticas e simulados. Eles são ótimas ferramentas para avaliar o desempenho dos candidatos e identificar pontos que precisam ser reforçados na preparação.

Só que nem tudo se restringe às aulas teóricas. Na verdade, as etapas de um concurso desses também contam com outros elementos, como o Teste de Aptidão Física (TAF) e o exame psicológico.

Assim como no caso da prova teórica, eles são exigentes, e requerem uma preparação exaustiva. No caso do TAF, o aluno aprende, com o curso preparatório, a desenvolver gradualmente o índice necessário para alcançar as metas propostas no edital.

Já na parte do exame psicológico, o foco é em entender quais são as habilidades e características que o edital deseja que o aluno tenha. Por isso, pode ser feita uma orientação no sentido de acalmar o candidato e treiná-lo.

Quais são as etapas de um concurso militar?

As etapas de seleção dos concursos militares podem variar de acordo com a instituição e a carreira militar escolhida.

O que faz no preparatório militar

Contudo, de forma geral, os concursos militares costumam seguir algumas etapas comuns, como as que já começamos a mencionar acima. Mas como elas funcionam de fato?

  • Prova escrita: a primeira etapa costuma ser uma prova escrita, que pode incluir questões de múltipla escolha, dissertativas e redação. Ela tem como objetivo avaliar o conhecimento dos candidatos em disciplinas básicas de ensino médio, além de matérias específicas da carreira militar.
  • Exame de saúde: os candidatos aprovados na prova escrita passam por um exame de saúde para verificar se possuem condições físicas e psicológicas para ingressar na carreira militar.
  • Teste de Aptidão Física: os candidatos também precisam passar por um teste de aptidão física, que avalia a capacidade física em realizar atividades necessárias para o cargo.
  • Inspeção de saúde e exame psicológico: os candidatos também precisam passar por uma inspeção de saúde mais detalhada e por uma entrevista pessoal, em que são avaliados aspectos como motivação, caráter, personalidade e comportamento.
  • Período de adaptação: alguns concursos também incluem um período de adaptação, em que os candidatos aprovados são submetidos a treinamentos intensos para se adaptarem à rotina e às exigências da carreira militar.

Prepare-se com os melhores! Inscreva-se agora em nossos cursos preparatórios militares e conquiste sua aprovação nas principais instituições militares do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?