Conheça as Formas de Ingresso na Carreira Militar

ingresso na Carreira Militar

A carreira militar é uma das mais valorizadas e respeitadas no Brasil. Além disso, é uma das carreiras mais procuradas por jovens que desejam seguir uma profissão de prestígio e desejam servir ao país.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como ingressar na carreira militar e quais são as formas de acesso disponíveis. 

Por isso, neste texto vamos explorar as diferentes maneiras de ingresso na carreira militar, explicando as particularidades e requisitos de cada uma delas. Leia até o final para saber como se preparar!

Como funcionam os concursos públicos para entrar nas Forças Armadas?

O ingresso na carreira militar por concurso público ocorre em diferentes etapas e depende do cargo ou função desejados.

ingresso na Carreira Militar

No geral, é preciso se inscrever no concurso, realizar uma prova escrita que abrange conhecimentos gerais e específicos, além de testes físicos, avaliação médica e psicológica, entre outras etapas específicas para cada cargo.

Para se informar sobre os concursos disponíveis, é importante ficar atento aos editais publicados pelos órgãos responsáveis. Ou seja, o Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.

É fundamental seguir as instruções do edital e se preparar adequadamente para as diferentes etapas do processo seletivo, o que pode incluir a realização de um curso preparatório militar.

Existem diversos concursos públicos para ingressar na carreira militar, que variam de acordo com a área de atuação e o nível de escolaridade exigido. Um preparatório militar sempre ajuda nestes casos. Alguns exemplos são:

  • Corpo de Bombeiros Militar: em alguns estados, existem concursos públicos para ingresso na carreira de bombeiro militar, em diferentes áreas.
  • Escola de Sargentos das Armas (ESA): concurso realizado pelo Exército para ingresso na carreira de sargento, em áreas como infantaria, cavalaria, artilharia, entre outras.
  • Escola Naval: concurso realizado pela Marinha para formação de oficiais para atuação em navios.
  • Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR): concurso realizado pela Aeronáutica para formação de cadetes.
  • Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: realizados pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, oferecem vagas para formação de oficiais em diversas áreas, como engenharia, saúde, direito, entre outras.

O que são as escolas preparatórias?

Para ingressar na carreira militar por meio das escolas preparatórias, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, é preciso se inscrever em um processo seletivo, que geralmente ocorre por meio de um concurso público, que pode ser para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) ou para a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), por exemplo.

Após a aprovação no concurso, o candidato ingressa na escola preparatória correspondente e passa por um período de formação. Esse é um tempo que varia, e pode durar de um a dois anos, dependendo da instituição. 

ingresso na Carreira Militar

Durante esse período, o estudante é submetido a treinamentos militares, disciplinas teóricas e práticas e outras atividades. Assim, essas práticas visam prepará-lo para ingressar nas academias militares e, posteriormente, na carreira militar de fato.

Ao final da formação, os alunos que obtiverem sucesso em todas as etapas, como avaliações, testes físicos e psicológicos, são encaminhados para as academias militares correspondentes. Algumas delas são a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ou a Academia da Força Aérea (AFA), por exemplo.

 A partir daí, começa o curso de formação de oficiais, como vamos falar abaixo. Ela tem duração de aproximadamente quatro anos e, ao término do qual, o aluno se torna oficial das Forças Armadas.

Como entrar nas academias militares?

Em geral, para ingressar nas Academias Militares no Brasil é necessário passar por um processo seletivo que inclui um concurso público.

No entanto, dependendo da Academia e do cargo pretendido, pode ser necessário passar por uma escola preparatória militar antes de fazer o concurso público. 

Por exemplo, para ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), é necessário passar pelo Concurso de Admissão ao Ciclo Básico (CACD). O CACD é realizado após a conclusão do Ensino Médio e inclui uma prova escrita, exames de saúde e testes físicos. 

Já para ingressar na Escola Naval, a primeira etapa é fazer um concurso público, que inclui uma prova escrita, exames de saúde e testes físicos. Em ambos os casos, os candidatos aprovados passam por um período de formação na Academia, que é voltado para a formação de oficiais militares.

Para ingressar na carreira militar por meio das academias militares, é necessário passar por um processo seletivo rigoroso.

Após ser aprovado em todas as etapas, o candidato ingressa na academia militar escolhida, onde passará por um curso de formação que varia de acordo com a instituição e a carreira escolhida. 

Então, durante esse período, os alunos recebem formação em algumas áreas. Entre elas, estão as de administração, logística, planejamento e estratégia, além de treinamento físico e prático em diversas situações simuladas.

Ao final do curso, os formandos são incorporados às Forças Armadas como oficiais. Quer saber mais sobre as formas de ingresso na carreira militar? Não perca tempo e venha conhecer a Unibe. Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?